Diante dos sérios problemas provocados por tráfego de veículos em vias que dão acesso a bairros na cidade, como Anil, Bequimão, Vinhais, os vereadores Cézar Bombeiro (PSD) e Marcelo Poeta (PCdoB) estão apresentando propostas ao governo do Estado, para a criação de pontes como alternativas.
Marcelo Poeta apresentou uma indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), com cópias para a Secretaria das Cidades e a Agência Metropolitana, solicitando que “sejam realizados estudos que viabilizem a construção das pontes da Matança, que liga o Anil ao bairro Santa Cruz, e outra que interliga os bairros Pão de Açúcar ao Bequimão”.
Já Cézar Bombeiro pleiteia uma ponte interligando os bairros do Vinhais ao Monte Castelo, considerando sua sugestão “pertinente, apesar da existência das pontes Newton Belo, Hilton Rodrigues, Sarney Filho, Bandeira Tribuzzi e São Francisco”, considerando “que está sendo insuficiente para atender o acentuado número de automotores”.
Justificando sua proposição, Marcelo Poeta diz que “a construção dessas pontes facilitará a fluidez do trânsito, bem como dará maior segurança aos condutores de veículos e pedestres”. Por sua vez, Cézar Bombeiro salientou que “com os investimentos imobiliários e principalmente dos programas Minha Casa Minha Vida, a cidade de São Luís vem crescendo bastante do lado da São Luís nova, o que aumenta a população, coletivos e veículos pequenos, sem falarmos nos avanços dos grandes empreendimentos comerciais”.
Enquanto Marcelo Poeta lembra que “quando existe uma grande movimentação de veículos, a cidade fica praticamente parada, o que aumenta a circulação de veículos e pedestres”, Cézar Bombeiro acentua que “as atuais vias não estão atendendo as demandas, originando o travamento constante do trânsito, e a criação de vias alternativas poderá favorecer bastante o tráfego de veículos”.