Parlamentares lembraram que o valor cultural de um espetáculo é inegável, por complementar a formação cultural, além de incentivar a busca pelo conhecimento e a reflexão
Em comemoração ao Dia Nacional do Teatro, que será celebrado no próximo domingo, 19 de setembro, os vereadores da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) se preparam para render homenagens, em suas redes sociais, a uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e, em especial, aos artistas ludovicenses dessa área.
Os parlamentares ouvidos pela Agência CMSL destacam que há motivos para comemorar a data, lembrando a influência do teatro na sociedade. Ao registrar sua homenagem, o vereador Paulo Victor (PCdoB) afirmou que o valor cultural de um espetáculo é inegável, por complementar a formação cultural, além de incentivar a busca pelo conhecimento e a reflexão.
“Desde a Antiguidade, o teatro é valorizado por diversos povos, seja para a prática de rituais religiosos como para o lazer e cultura. O valor cultural do teatro é inegável, por complementar a formação cultural, além de incentivar a busca pelo conhecimento e a reflexão. Essas características fazem do teatro uma ferramenta fundamental para a educação e desenvolvimento”, disse.
Na opinião do vereador Astro de Ogum (PCdoB), o teatro surge com o intuito de explicar, entender e comunicar. Essa maneira de entreter as pessoas e de levar informações, segundo ele, também é como uma cultura desconhecida, um romance que já vivenciamos, ou uma tragédia que te faz repensar sobre seus momentos.
“O teatro deu luz à sátira, a crítica social que instiga o riso. Incontrolável, reis e tiranos riam de seus próprios erros, retratados nas peças com ironia. O teatro tem poder: sempre foi capaz de subverter”, completou.
O co-vereador Eni Ribeiro, do Coletivo Nós (PT), por sua vez, chamou atenção para o papel questionador que também pode ser atribuído ao teatro. “O teatro faz parte da nossa formação de identidade humana enquanto sociedade. Para muita gente, o teatro tem um papel de entretenimento, mas no passado ele tinha um papel fundamental de transmitir informações e o de questionar os padrões que eram postos antecipadamente”, afirmou.
Ele também destacou a importância das políticas voltadas para o fortalecimento das artes cênicas, sobretudo nas áreas periféricas. “É importante o fortalecimento da política de cultura, sobretudo voltada para as artes cênicas, principalmente em São Luís, onde temos várias atrizes e atores que precisam de espaço para exercerem os seus papéis dentro dos espaços teatrais que nós temos, tanto no centro da cidade quanto nas periferias, lembrando do Teatro Itapicuraíba e o Teatro Arthur Azevedo”, pontuou.
Celebração da data
O Dia do Teatro, comemorado em 19 de setembro, é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade e, em especial, aos artistas brasileiros dessa área. A primeira forma de teatro surgiu no Oriente e era relacionada com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga e era realizado ao ar livre. A manifestação evoluiu ao longo da história, passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por elitizar seu público, devido aos altos preços dos ingressos, dificultando o acesso das parcelas mais pobres da sociedade.
Teatro no Brasil
Aqui no Brasil, a arte chegou por volta do século XVI pelo padre jesuíta Anchieta e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, o país conheceu o teatro como forma de entretenimento e de informação. Mas o teatro 100% nacional só surgiu em meados do século XIX e teve sua atuação principalmente no gênero cômico.
O propagador principal dessa arte pelos palcos brasileiros foi Martins Pena, por meio de suas comédias sobre o cotidiano.