Parlamentares reforçam a importância do hábito como fundamental para evitar contaminações
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nesta quarta-feira (05), atraiu a atenção dos vereadores esta manhã, na Câmara Municipal de São Luís. Todos os parlamentares que se manifestaram sobre a data, reforçam a importância do hábito como fundamental para evitar contaminações, neste período de pandemia da Covid-19.
Além de comentar sobre a higienização das mãos que garante proteção contra várias doenças, os vereadores também destacaram a necessidade de conscientizar as pessoas a inserir esse gesto simples em suas rotinas diárias.
“Nós não podemos descuidar, porque, dentro desta pandemia, surgiram as variantes, pois não sabíamos que este vírus iria sofrer uma mutação. Peço às pessoas que tomem cuidado, usem máscara, lavem as mãos, seja no trabalho ou após pegar em um corrimão de escada, computador. A saúde vem em primeiro lugar. É uma doença nova, que precisa de nossa atenção”, afirmou a vereadora Karla Sarney, líder do PSD na Câmara.
Desafio diário
O vereador e cirurgião dentista, Octávio Soeiro (Podemos), sabe muito bem a importância dos cuidados e falou das medidas sanitárias que a Câmara vem tomando, desde o início da pandemia, com distribuição dos totens de álcool em gel 70% nas dependências da sua sede, para higienização das mãos de servidores e visitantes, bem como água e sabão nos banheiros.
“A Câmara tem tomado todas as providências para garantir a segurança e cuidado necessário com os servidores e o público externo. Hoje é o dia de conscientização de higienização das mãos, num momento tão delicado e complexo que vivemos. As mãos garantem as infecções cruzadas, caso elas não sejam higienizadas. Precisamos evitar infecções por vírus, bactérias, que podem ser levados à cavidade oral, aos olhos e nariz. Por isso, precisamos intensificar este cuidado”, afirmou Octávio Soeiro.
Além de celebrar a data, o Legislativo também está realizando a entrega de kits contendo folders e álcool em gel, para intensificar o combate ao coronavírus. A ação faz parte da Campanha de Sensibilização sobre a Covid-19 desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação Interna da Câmara, que objetiva conscientizar o público interno sobre a importância dos cuidados e o sensibilizar quanto às medidas de segurança adotadas pela presidência da Casa frente à nova onda da pandemia.
O vereador Raimundo Penha (PDT), por exemplo, destacou o papel da escola para o hábito de higienizar as mãos e afirmou que, atos como esses, devem ser realizados cotidianamente e ensinados desde a infância, dentro de casa.
“Este é um processo que deve começar dentro de casa e deve ser ampliado nas escolas, com as nossas crianças. Com a fase aguda do Coronavírus, se mostrou essencial lavar as mão, higienizá-las. Mas não é apenas o Covid-19. Nós temos outras doenças, inclusive mais simples, cotidianas, que, com o ato de lavar as mãos, podemos evitar, a exemplo da diarréia. Temos a vacina, mas, o meio que temos para evitar a transmissão da doença é através da higienização das mãos, com água e sabão, e álcool em gel. Assim como a máscara e distanciamento social, a lavagem das mãos pode salvar vidas”, concluiu Penha.
Criação da data
Criado no ano de 2008 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no Brasil em 05 de maio, visa prevenir doenças e reduzir infecções. Assim, manter as mãos higienizadas é um cuidado necessário para a saúde de toda a população.
Em todo o mundo, são realizadas ações para conscientizar os profissionais da saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
Além disso, OMS propõe, nesta data, o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente – uma jornada de mobilização para a higienização das mãos nos hospitais.