Solenidade de diplomação foi realizada nesta terça-feira (17)
Texto: Marine Palhano
A Justiça Eleitoral diplomou, nesta terça-feira (17), o prefeito, a vice-prefeita e os 31 vereadores de São Luís eleitos no pleito de 2024. A cerimônia de diplomação foi realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
A diplomação é a última etapa do calendário eleitoral e legitima os eleitos para o exercício dos seus cargos. Os diplomas entregues pela Justiça Eleitoral comprovam que os candidatos foram escolhidos pela vontade popular e que estão aptos a tomar posse.
A Cerimônia
A solenidade de diplomação foi transmitida pelo canal oficial do TRE-MA no Youtube. O acompanhamento presencial foi restrito às autoridades convidadas, imprensa credenciada, candidatos eleitos e respectivos convidados.
A juíza Janaína Araújo de Carvalho, presidente da Junta Totalizadora de São Luís nas Eleições Municipais de 2024, fez a abertura da solenidade. Em seguida, o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, vice-presidente e corregedor do TRE-MA, e o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do TRE-MA, fizeram uso da palavra para dar boas-vindas aos presentes e parabenizar os candidatos eleitos.
A entrega dos diplomas foi realizada pela juíza Janaína Araújo de Carvalho, presidente da Junta Totalizadora de São Luís, por João Leonardo Souza Pires Leal, promotor eleitoral da 1ª Zona Totalizadora, pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, vice-presidente e corregedor do TRE-MA e pelo desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do TRE-MA.
Primeiro, foram diplomados os suplentes de vereadores, seguidos pelos vereadores em ordem crescente de quantitativo de votos recebidos na urna eletrônica. Por fim, receberam o documento a vice-prefeita, Professora Esmênia (PSD), e o prefeito Eduardo Braide (PSD).
Após a entrega dos diplomas, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador reeleito Paulo Victor (PSB), discursou representando os demais vereadores eleitos.
“Esta cerimônia representa a celebração da vitória democrática, o respeito do Estado de Direito e da fiel observância da Constituição Federal. Na tarde de hoje, mais do que uma festa democrática, a diplomação consiste no reconhecimento da lisura do pleito eleitoral e na legitimidade política conferida pela soberania e pela maioria do povo ludovicense por meio de voto direto e secreto. Num dia como hoje temos a oportunidade de inaugurar um novo tempo para a cidade de São Luís. O diploma que trazemos em mão deve ser instrumento de esperança e fé, não de decepção. Quem acredita na força do fazer não tem um só minuto de tempo a perder. Assim, a Câmara Municipal de São Luís trabalhará pelos próximos quatro anos: sem um segundo de tempo a perder”, declarou Paulo Victor.
Em seguida, foi a vez do prefeito reeleito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), fazer seu pronunciamento.
“Esse documento emitido pela Justiça Eleitoral nos faz representantes do povo de São Luís. Mas, que nunca esqueçamos que os verdadeiros donos desse diploma são os mais de 1,6 mi de habitantes dessa cidade. Que nos próximos quatro anos deixemos nossas diferenças de lado e guardemos nossas energias para fazer o bem ao povo. É essa a esperança que o povo de São Luís depositou nessas eleições”, afirmou Braide.
Encerrada a cerimônia de diplomação, a vereadora Concita Pinto, eleita para seu terceiro mandato, falou sobre o momento. “Sinto-me honrada em ser, pela terceira vez, diplomada vereadora de São Luís. Mais um mandato com o compromisso de sempre: ser a voz das comunidades, daqueles que mais precisam”, disse.
Dentre os candidatos eleitos para seu primeiro mandato, André Campos (PP) e Professora Magnólia (União) falaram sobre o compromisso assumido e representado pela diplomação.
“A diplomação é mais um passo rumo a esse grande objetivo, é um ato que nos prepara para tomar a posse a partir do dia 1º de janeiro. O dia de começar a cumprir com as promessas e fazer um mandato participativo e atuante. Esperamos que ao final dos quatro anos tenhamos deixado um grande legado para a cidade de São Luís”, disse André Campos.
“Essa vitória representa o início de um novo ciclo de muito trabalho e responsabilidade. Lutaremos incansavelmente para construir um mandato inclusivo, participativo e transformador. A educação, que sempre foi nossa maior bandeira, seguirá sendo o norte da nossa atuação, porque acreditamos que é através dela que transformamos vidas e construímos uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou Professora Magnólia.
Candidatos diplomados
Prefeito Eduardo Braide (PSD)
Vice-prefeita Professora Esmênia (PSD)
Vereadores
Professora Magnólia (União)
Rommeo Amin Coletivo Unidos (PRD)
Flávia Berthier (PL)
Fábio Macedo Filho (Podemos)
Cleber Verde Filho (MDB)
Marcos Castro (PSD)
Thay Evangelista (UNIÃO)
Raimundo Penha (PDT)
Clara Gomes (PSD)
Raimundo Jr. (PODEMOS)
Marcelo Poeta (PSB)
Thyago Freitas (PRD)
Marlon Botão (PSB)
André Campos (PP)
Daniel Oliveira (PSD)
Antonio Garcez (PP)
Dr. Joel (PSD)
Nato Jr. (PSB)
Rosana da Saúde (Republicanos)
Wendell Martins (PODEMOS)
Octavio Soeiro (PSB)
Beto Castro (AVANTE)]
Andrey Monteiro (PV)
Astro de Ogum (PCdoB)
Concita Pinto (PSB)
Coletivo Nós Jhonatan (PT)
Paulo Victor (PSB)
Edson Gaguinho (PP)
Aldir Júnior (PL)
Marquinhos (União)
Douglas Pinto (PSD)
Suplentes:
Wendel Robert Rocha Marques de Sousa (PDT)
José Luís de Sousa (PDT)
João de Deus Costa Pereira Filho (Avante)
Denise Cruz da Fonseca (União Brasil)
Joabson Costa Pinheiro Júnior (União Brasil)
Tiago Martins Austríaco (MDB)
Maria de Fátima Sales Rodrigues (MDB)
Melquisedeque Oliveira Santos Paiva (Podemos)
Wellinton Ferreira de Amorim (Podemos)
Joseildon Silva Soares (PRD)
Anderson Martins das Dores (PRD)
Anderson Melo Borges (PP)
Antônio Bernardo Milhomem Pereira (PP)
Severino José Coelho Sales (PSD)
Francisco das Chagas Lima e Silva (PSD)
Eduardo Bezerra Andrada (PL)
Gutemberg Fernandes de Araújo (PR)
Fátima Araújo (FE Brasil)
Raul Fagner Leite da Silva (FE Brasil)
João Pavão Filho (PSB)
Álvaro Eduardo Pires Godinho (PSB)