Os Restaurantes Populares atuam diretamente no combate à fome e insegurança alimentar no estado
Em proposições apresentadas na Câmara Municipal de São Luís, vereadores solicitaram a construção de Restaurante Popular contemplando os bairros Vila Palmeira e a Estiva, na zona rural da capital. As propostas foram apresentadas pelos parlamentares Fátima Araújo (PCdoB) e Francisco Carvalho (Avante).
O equipamento é uma das mais importantes ações da política de segurança alimentar desenvolvida pelo Governo do Estado e já está presente em diversos bairros de São Luís e no interior do Maranhão.
Em indicação, a vereadora Fátima Araújo solicita a implantação de um Restaurante Popular no bairro Vila Palmeira. A proposta tramita na Câmara e foi encaminhada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), pasta responsável pela condução desta política pública.
“Sabemos que o Governo tem ampliado esta importante política de segurança alimentar e está contemplando todo o Maranhão com o Restaurante Popular. Vários bairros de São Luís já contam com esse benefício e queremos também que a comunidade da Vila Palmeira possa ser agraciada com esse equipamento. Por isso, nossa proposição em favor do bairro e que servirá também às adjacências”, ressaltou a vereadora Fátima Araújo.
Já o vereador Chico Carvalho apresentou indicação em favor do bairro Estiva, na zona rural da cidade. Na proposta, ele solicita realização de estudos que verifiquem a implantação do equipamento na região.
“A zona rural da nossa cidade tem uma grande população que precisa e para a qual o Restaurante Popular seria um mecanismo importante na garantia do alimento de qualidade e nutritivo. Sobretudo, pelo valor simbólico que alcança os mais carentes e vulneráveis. Estamos na defesa dessa pauta para que o restaurante chegue para este bairro da zona rural”, pontuou Carvalho.
A rede de Restaurantes Populares do Maranhão é a maior do Brasil. São mais de 130 equipamentos destes já entregues, contemplando a capital e todas as regiões do estado. No local são servidas refeições preparadas com orientação de nutricionistas, pelo valor simbólico de R$ 1. O público tem à disposição almoço e jantar, incluindo sobremesa.