Pedidos ao Executivo municipal e estadual foram feitos pelos parlamentares Antônio Garcez, Octávio Soeiro, Paulo Victor e Zeca Medeiros
A Câmara Municipal de São Luís encaminhou requerimentos e indicações solicitando algumas medidas na área da saúde. As solicitações foram feitas durante as sessões ordinárias dos dias 13, 14 e 15.
O vereador Octávio Soeiro (Pode) apresentou a indicação 382/21, solicitando ao Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PSB), por meio da secretaria de estado da mulher, uma ação com os serviços prestados pelo Ônibus Lilás, para o bairro São Cristóvão. Entre os serviços disponíveis no Ônibus Lilás estão assistência jurídica, saúde preventiva, consultas psicológicas, testes rápidos e entrega de absorventes.
Octávio Soeiro pediu ao Prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Pode), através do requerimento 1497/21, a ampliação da rede de ambulatórios de saúde mental em São Luís.
“É necessário ampliar e descentralizar a rede de ambulatórios de saúde mental, este serviço de fundamental importância deve estar presente em várias regiões, priorizando, principalmente, as áreas periféricas mais carentes deste município”, comentou o primeiro secretário.
No mesmo sentido, Octávio Soeiro solicitou ao secretário estadual de saúde, Carlos Lula, através da indicação 413/21, que seja criado um complexo de saúde especializado no atendimento a crianças e adolescentes portadores de transtornos de saúde mental.
Por meio do requerimento 1359/21, o vereador Paulo Victor (PCdoB) solicitou ao Prefeito Eduardo Braide a instalação de um posto de saúde no bairro Jardim América.
Já o vereador Zeca Medeiros (Patriota) pediu que fosse enviada uma indicação ao Governador Flávio Dino, solicitando que sejam oferecidos os serviços da Carreta da Mulher Maranhense no bairro dos Vinhais.
Por fim, o vereador Antônio Garcez (PTC) pediu que fosse enviado um ofício ao secretário municipal de saúde, Joel Nunes, solicitando que o prédio do antigo posto de saúde da Liberdade, localizado na rua Epitácio Pessoa, ao lado da Praça Japão, seja aproveitado para oferecer serviços de saúde. O parlamentar informou que o prédio está desativado há muito tempo.
“Minha sugestão é que no local seja instalada uma Central de Marcação de Consultas,
ou um Socorrinho 24h, visto que a comunidade local é muito carente e tem grande deficiência de assistência médica”, disse Antônio Garcez.