Indicações sugerem instalação nos bairros Anil e Areinha.
Texto: Casa Serafim
Os vereadores da cidade de São Luís têm trabalhado para promover uma alimentação mais acessível e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social. Por meio de indicações ao Governo do Estado do Maranhão e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), parlamentares propuseram a instalação de restaurantes populares em dois bairros da capital maranhense.
Anil
O vereador Marcelo Poeta (Cidadania) solicitou ao Governo do Estado, por meio da indicação nº 186/23, que seja instalado um restaurante popular no bairro do Anil. A proposta visa atender à demanda de moradores e trabalhadores que atuam na região.
Areinha
Para o bairro da Areinha, o vereador Beto Castro (PMB) solicitou ao Governo do Estado, por meio da SEDES, que sejam realizados estudos técnicos para a implementação de um restaurante popular na região. No local, concentram-se diversas empresas, cujos trabalhadores não dispõem de uma opção acessível e de qualidade para realizar as principais refeições.
Os restaurantes populares, que representam a mais significativa e importante política de segurança alimentar executada pelo Governo do Estado, contabiliza 170 equipamentos, sendo a maior no Brasil. Juntos, os restaurantes servem 168,9 mil refeições diárias, incluindo café, almoço e jantar, pelo valor simbólico de R$ 2,50.
A instalação de restaurantes populares tem se mostrado uma importante medida para garantir o acesso à alimentação adequada, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.