Texto: Ascom
Saneamento básico é saúde e um direito de todas as comunidades. Porém, são vários os bairros da capital que necessitam desses sistemas ou que sejam melhorados. Para garantir este serviço aos ludovicenses, os vereadores apresentaram uma série de projetos, solicitando saneamento básico em áreas da capital. As propostas tramitam na Câmara Municipal de São Luís e também, foram encaminhadas aos órgãos municipais de referência.
O bairro Vila Magril II foi contemplado em indicação do vereador Edson Gaguinho (União Brasil), que solicitou perfuração de poço artesiano. O parlamentar avalia a urgência do projeto, considerando a importância para a saúde e direito à água, às comunidades que residem no local. O pedido foi encaminhado à Companhia de Saneamento Vamos fazer uma matéria reunindo pedidos de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Indicação da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), solicita à Caema que realize serviço de saneamento para desobstrução dos bueiros na rua Marly Sarney, bairro Retiro Natal. A referida via necessita de melhorias no sistema de saneamento e trata-se de demanda da comunidade, atendida pela parlamentar e apresentada ao órgão municipal para que tome as devidas providências.
Moradores da rua Travessa, no bairro Caratatiua, sofrem com problemas de falta de água e para solucionar a situação, a vereadora Concita Pinto (PCdoB), encaminhou ofício ao gabinete do executivo estadual e à Caema, para que providências sejam tomadas. “Solicitamos à Caema que envie uma equipe para esta rua e que seja verificado esse problema de falta de água, que atinge vários moradores da localidade. Esperamos que essa demanda seja solucionada, o mais breve possível”, frisou a parlamentar.
O saneamento básico impacta, diretamente, na vida das comunidades. Tem relação com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas, tendo como fim, garantir a saúde das comunidades.