Pedidos dos vereadores foram encaminhados à prefeitura e ao governo
A Câmara de São Luís encaminhou recentemente diversos pedidos relacionados à saúde municipal. As solicitações foram encaminhadas pela Mesa Diretora aos Executivos Municipal e Estadual.
No Requerimento nº 366/23, o vereador Beto Castro (PMB) solicitou, em caráter de urgência, reforma do posto de saúde do Bairro de Fátima. Já no Requerimento nº 364/23, Nato Júnior (PDT) pediu estudos que viabilizem a implantação do serviço de agendamento e remarcação de consultas e exames na Rede Municipal de Saúde por via do aplicativo de WhatsApp.
O Requerimento nº 072/23, de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC), solicita às secretarias municipal de Saúde (Semuss) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Santa Cruz. Da mesma forma, o Requerimento nº 343/23, do Coletivo Nós (PT), pede a construção de uma UBS no Morro São Sebastião, no Coroadinho.
Por meio do Requerimento nº 390/23, Thyago Freitas (sem partido) pede a viabilização, em caráter de urgência, de atenção especial à qualidade de saúde dos moradores do Retiro Natal, além da implantação de uma UBS no bairro. O vereador justifica as solicitações no grande número de idosos e crianças desta comunidade, que necessitam da assistência de uma equipe multiprofissional de saúde, com geriatras, clínicos gerais, cardiologistas, pediatras e assistentes sociais.
A Indicação nº 057/23, de autoria da vereadora Concita Pinto (PCdoB) pede à Secretaria de Estado da Saúde (SES) a implantação de uma policlínica no bairro Vila Samara. E, a Indicação nº 109/23, do vereador Octávio Soeiro (Podemos), solicita a viabilização dos serviços da Carreta da Mulher no Jardim São Cristóvão, com o objetivo de oferecer à população da região consultas, exames de mamografia, preventivos, ultrassom, teste de glicemia, aferição de pressão, além de palestras e informações sobre direito e prevenção à violência contra a mulher.