Na capital, em média 10 pedidos de medidas protetivas são solicitados por dia na Casa da Mulher Brasileira.
A violência doméstica será o tema de audiência pública, a ser realizada na Câmara Municipal de São Luís. O evento é resultado de solicitação do vereador Ribeiro Neto (Patriota), apresentada na Casa Legislativa e que obteve aprovação dos demais parlamentares. A audiência está prevista para o dia 4 de agosto e terá como tema Quebrando o Silêncio.
Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica. A iniciativa teve início em 2002, sob coordenação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e desde então, é promovida anualmente. Atualmente, oito países da América do Sul promovem o debate – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. A data foi batizada como Dia de Ênfase contra o Abuso e a Violência e na ocasião, ocorrem, além dos debates, passeatas, fóruns, escola de pais e diversos eventos educativos com foco no alerta, informação e combate à violência.
Estatísticas
A proposta do vereador Ribeiro Neto vem reforçar as discussões sobre violência doméstica e contribuir com as iniciativas de combate a este crime. Na capital, em média 10 pedidos de medidas protetivas são solicitados por dia, na Casa da Mulher Brasileira, que fica no Jacarati e funciona 24 horas. Os casos vão desde agressão até crimes contra a honra, segundo a Polícia Civil.
Mulheres vítimas também podem registrar os casos pelo 190, pelo aplicativo Salve Maria Maranhão e solicitar medidas protetivas por meio da Delegacia Online e do portal do Judiciário do Maranhão.