A proposta visa criar o programa “Conhecendo o Legislativo”, que tem como objetivo estimular nos estudantes à reflexão crítica sobre o parlamento, a democracia e a consciência política.
Texto: Ascom
Um grupo de crianças e adolescentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, conhecido como Desbravadores, visitou, na manhã desta terça-feira, 6, a Câmara Municipal de São Luís para conhecer melhor a atuação do Poder Legislativo no âmbito municipal.
Os jovens, acompanhados pelos respectivos diretores, visitaram as dependências da Casa e foram acompanhados pelo vereador Francisco Chaguinhas (PSD). Durante a visita, aprenderam mais sobre política, o processo de elaboração das leis, e a história quatro centenária de uma das Câmaras mais antigas do país.
O grupo visitou as dependências da Casa Legislativa, passando pelos gabinetes dos vereadores, a sala da Presidência, setores da Câmara e, por fim, o Plenário onde são realizadas as Sessões.
De acordo com Dulcineia Pimenta, diretora do Clube de Desbravadores “Guardiões da Lei” da Vila Magril, a visita à Câmara é de grande relevância. “Aqui podemos aprender o funcionamento da política em nosso município e desta maneira formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. É uma verdadeira aula de cidadania”, declarou.
Além do clube “Guardiões da Lei”, localizado na Vila Magril, a visita contou ainda com jovens do clube “Peniel”, da Vila Vitória, ambos na zona rural da capital. Na ocasião, as crianças e adolescentes apresentaram ao parlamentar uma proposta visando a criação do programa “Conhecendo o Legislativo”, que tem como objetivo estimular nos estudantes à reflexão crítica sobre o parlamento, a democracia e a consciência política.
A iniciativa foi entregue pelos estudantes Geovana Oliveira, de 10 anos, moradora do bairro Andiroba; Pedro Samuel Magalhães, de 14 anos, morador da Vila Vitória; e Jhullyane Soeiro Ramos, de 13 anos, moradora da Vila Magril.
“Foi muito legal conhecer aqui dentro. Achei interessante saber o que fazem os vereadores. Acredito que a visita foi uma verdadeira aula prática de cidadania. Iniciativas como essas, deveriam acontecer outras vezes para beneficiar mais jovens em nossa cidade”, pontuou Jhullyane Ramos.
O primeiro vice-presidente da Câmara, que recebeu a proposta das mãos dos desbravadores, explica que gostou muito da sugestão e afirmou que pretende protocolar a iniciativa para tramitar como projeto de lei.
“Eu nunca imaginei que uma visita pudesse resultar em uma iniciativa de grande importância para a própria Casa. Acredito que o programa “Conhecendo a Câmara” vai ser uma importante ferramenta para aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade”, concluiu o vereador.