Homenagem foi proposta pelo vereador Jearlysson Moreira.
Texto: Acsa Serafim
Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (21), a Câmara de São Luís concedeu o título de Cidadão Ludovicense a Clodenir Araújo Soares, o Zeca da Cultura, como forma de homenagem e agradecimento às relevantes contribuições feitas à cultura maranhense em São Luís, ao longo de quase 40 anos na capital maranhense.
Com o plenário preenchido por inúmeras lideranças de entidades e grupos culturais, a sessão foi iniciada com uma emocionante apresentação de Zequinha Coxinho, filho mais velho de Bartolomeu dos Santos, fundador e amo do Boi de Pindaré. Seguindo o legado do pai, Coxinho trouxe à tribuna a força da cultura popular do bumba-meu-boi.
O vereador Jearlysson Moreira, autor do decreto que originou a homenagem, relembrou a trajetória marcante de Zeca da Cultura nas manifestações de cultura popular de São Luís, destacando a importância de seu trabalho para os grupos culturais da cidade.
“É uma honra para essa Casa conceder esse título hoje a um homem que há 30 anos trabalha pela nossa cultura. Fundou o Grupo Folclórico do Lira, construiu um verdadeiro berço cultural. Hoje temos a alegria de homenagear um verdadeiro filho do povo”, afirmou.
Amigos, colegas políticos e representantes culturais também discursaram sobre a história do homenageado, destacando seu histórico de luta e resistência para manter a cultura maranhense viva.
Zeca da Cultura, ao subir à tribuna, se emocionou e relembrou sua história de amor pela capital maranhense.
“No próximo dia 13 de junho, que foi quando tudo começou, irei completar 40 anos na luta pela cultura. Mais do que um título de cidadão Ludovicense, eu também estou recebendo um reconhecimento do meu trabalho em diversos segmentos culturais, mas não apenas isso. Também atuo fortemente na igreja, no esporte, em diversas áreas, pela população, nas periferias”, afirmou.
O homenageado concluiu o discurso relembrando a importância de que se homenageie quem faz a cultura enquanto ainda estão vivos. “Essa solenidade hoje diz muito sobre a importância de honrar quem está vivo. Temos que agradecer e
aplaudir os nossos artistas ainda em vida. Agradeço aos parlamentares que votaram sim por essa homenagem. Parabéns também ao presidente Paulo Victor por contribuir para momentos como esse acontecerem”, concluiu.