Iniciativa visa promover a conscientização e proteção dos Rios Anil e Bacanga
O Projeto de Lei nº 0297/2021, do vereador Zeca Medeiros (Patriota), propõe uma data específica para que a população e poder público reflitam sobre a necessidade de preservar rios de São Luís. O projeto foi apresentado na Câmara Municipal e institui a data comemorativa do Dia Municipal de Conscientização e Proteção dos Rios Anil e Bacanga. Pelo texto, a data ficaria definida todo último domingo de setembro.
Na semana do último domingo de setembro, é sugerido à administração municipal, por meio da Secretária de Meio Ambiente, desenvolver atividades que estimulem a conscientização e proteção dos rios citados. As ações podem ter parceria com Entidades, associações, federações oficiais e setor privado.
“Dessa forma, o projeto vai possibilitar a junção de iniciativas e reforçará a agenda de proteção, preservação e conscientização. Na data proposta pelo texto, os cidadãos serão conscientizados e incentivados a participar na preservação e recuperação dos rios, não só neste dia, mas durante todo o ano”, pontuou o vereador Zeca Medeiros.
A data foi escolhida por ser próxima do Dia Mundial dos Rios – comemorado em 25 de setembro. O Dia Mundial dos Rios, criado em 2005, tem como foco promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre os rios.
Preservação
Os rios Bacanga e Anil são os dois principais que cortam São Luís, nos bairros Anil e Bacanga. São áreas que estão em estado crítico de poluição, aglomerando muita sujeira e esgoto que são despejados diariamente nestes mananciais. O problema compromete a qualidade de vida da população e se dá pela ocupação desordenada e falta de políticas de preservação.
O Rio Anil tem uma extensão de 13,8 quilômetros, que nasce ao sul de São Luís (MA), no bairro Aurora (Anil), percorrendo 55 bairros até a sua foz, na Baía de São Marcos, na região do Centro da capital.
O Rio Bacanga possui 19 km e está contido na bacia hidrográfica do Bacanga, juntamente com as sub-bacias do rio das Bicas, do Igarapé Coelho, da represa do Batatã e sub-bacia do Alto Bacanga.