Vereador justifica proposta com número elevado de crimes cometidos na capital contra mulheres
O número alto de crimes de violência envolvendo mulheres, os inúmeros casos de feminicídio são uma preocupação constante para o Poder Público. Diante disso, o vereador Zeca Medeiros (Patriota), apresentou durante sessão plenária da Câmara Municipal de São Luís, projeto de lei que prevê a criação, pelo Município de São Luís, de Curso de Proteção e Defesa Pessoal para Mulheres em situação de violência.
Para o vereador, a preocupação com os números crescentes da violência, principalmente a doméstica, e a insegurança com relação à própria integridade física de mulheres na capital, justificam a criação de um curso de proteção e defesa pessoal.
“A violência física contra mulheres infelizmente é uma triste realidade do nosso país. Sabemos que, com a pandemia, obrigando as pessoas a ficarem mais em casa, houve também uma explosão de denúncias e ocorrências de agressões contra pessoas mais vulneráveis, como mulheres, crianças e idosos”, destaca o parlamentar.
Zeca Medeiros enfatiza que o projeto sobre defesa pessoal para mulheres, se aprovado pela Câmara Municipal, não vai focar somente em demonstrar técnicas de lutas, mas também trará orientações para que elas desenvolvam aspectos emocionais para que possam reagir com calma e tomem decisões que possam assegurar sua integridade física em eventuais situações de violência.